Grupos de Leitura Partilhada

Dada a excepcionalidade do momento e para manter a partilha já programada, o Grupo de Leitura Partilhada de Thomas Merton - Porto Alegre/RS se reunirá neste domingo (29) às 15h00 numa sala virtual Zoom. Quando cessar o isolamento social os membros retornarão com os encontro presenciais.

Quem desejar participar desta experiência virtual nos contate pelo Whatsapp:

Ana Elisa
51 98166-5174

Acesse nosso calendário de reuniões no ícone:

clique na imagem para ser redirecionado ao chat

Grupo de Leitura Partilhada de Belo Horizonte/MG

Funcionam no Brasil alguns grupos dedicados à apreciação da espiritualidade de Thomas Merton.

As informações relacionadas abaixo pretendem estabelecer uma orientação para os associados da ATM que queiram se organizar em grupos de discussão para aprofundar os seus conhecimentos.

O QUE É E COMO FUNCIONAM OS GRUPOS DE LEITURA?

Antes de tudo os grupos se revestem de um caráter informal operando sem qualquer burocracia. Apenas 3 ou 4 pessoas podem formar um grupo. O único requisito é que sejam associados da Associação Thomas Merton. Incentivamos também a filiação à International Thomas Merton Society, a fim de obter mais visibilidade e projeção junto a nossa entidade mãe.

Não é necessária a existência de uma diretoria ou mesmo de um líder. Essencialmente, alguém que tenha a responsabilidade de iniciar e concluir as reuniões e fazer as comunicações com os interessados para acertar a realização dos próximos encontros.

COMO E ONDE SÃO REALIZADAS AS REUNIÕES?

As reuniões podem ser feitas mensalmente, a cada trimestre, etc. Horário e frequência são decisões do grupo.
É importante, essencial mesmo, a pontualidade para o início e fim dos encontros. Os locais utilizados podem ser salões paroquiais, residências ou locais públicos que permitam reuniões dessa natureza. Evitar servir alimentos e bebidas mais elaborados. Servir apenas o essencial: água, refrigerante, café e um biscoito simples.
O grupo pode escolher um nome para si, ou batizar com o nome da sua localidade, como os grupos já existentes: GLP-São Paulo, GLP-Belo Horizonte, GLP- Porto Alegre, etc…

QUAL O CONTEÚDO TÍPICO DE UMA REUNIÃO?

• Oração inicial - pode ser uma das várias escritas por Thomas Merton;
• Leitura de críticas ou comentários de livros de Merton;
• Palestra feita por um apresentador seguida de debate;
• Exibição de vídeos/filmes sobre Merton;
• Audição de áudios de aulas gravadas e conferências proferidas por Merton;
• Não exigir qualquer dever de casa ou aquisição de livros, etc. Distribuir cópias do texto a ser usado na reunião;
• Interromper a leitura ou apresentação para discussão do grupo quando desejável. Ninguém deve ser sentir obrigado a ter respostas para os questionamentos do grupo.

QUEM É RESPONSÁVEL PELA LIDERANÇA DA REUNIÃO?

Sugere-se que os membros do grupo definam para cada futura reunião o líder/moderador da mesma e este assuma total responsabilidade pela sua condução. O dirigente do Grupo deve estar preparado para substituir esse líder na eventualidade de um impedimento de última hora.

COMO ATRAIR PARTICIPANTES?

• Envio de convites a pessoas associadas da ATM;
• Inserção de notícias e convites em boletins ou quadros de aviso de paróquias católicas e protestantes;
• Inclusão de notícias e convites em revistas religiosas;
• Pequenos cartazes ou folhetos em livrarias e sebos que estoquem livros sobre religião;
• Pequenos cartazes ou folhetos em alojamentos e refeitórios de escolas relacionadas com a Igreja, tais como seminários, universidades católicas, etc.
[ Solicitar os referidos materiais de apoio pelo e-mail: merton.br@gmail.com ]

QUE TIPO DE APOIO OS GRUPOS PODEM ESPERAR DA ASSOCIAÇÃO THOMAS MERTON?

• No Brasil, a ATM está equipada para assessorar e prover materiais de discussão para os GLP;
• A entidade coloca a disposição a sua lista de associados e de pessoas potencialmente interessadas;
• A Associação possui todos os livros de Merton publicados em português, e pode operacionalizar a entrega de cópias digitalizadas para reprodução e distribuição entre os participantes;
• A ATM poderá colaborar na identificação de conferencistas para as reuniões dos grupos e fornecer material de divulgação para distribuição entre os interessados.

ONDE ESTAMOS?

O GLPTM – BELO HORIZONTE – MG iniciou sua caminhada em 9 de maio de 2015. As reuniões acontecem no primeiro sábado de cada mês, das oito e meia às onze e meia, no Centro Loyola de Belo Horizonte, na Rua Sinval de Sá, nº 500, na Cidade Jardim.

Mais informações com Rodrigo Antonio Souza (31 8563-8702 | donrodrigosouza@yahoo.com.br)

O GLPTM – CURITIBA/PR Iniciou suas atividades em 2017. Reúne-se todo segundo sábado do mês, das 9:30 às 11:30h, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná,  no Observatório de Educação para a Interioridade (Sala Thomas Merton). Começamos com importantes raízes, em um espaço de Identidade de valores Cristãos que une Ciência e Fé. Motivados às nobres qualidades educativas junto à comunidade universitária, à Igreja e à sociedade, com Testemunho do Reino. Nos tornamos sinal profético das “Sementes da Contemplação” em um mundo plural e diverso.
Coordenador: Rafael dos Santos Meduna. Contato: rsmeduna@hotmaiil.com
(41) 992157505

GLPTM - ITAPETININGA - SP

O GLPTM – ITAPETININGA – SP teve seu primeiro encontro em 3 de agosto de 2016, primeira quarta-feira do mês. Este GLPTM se reunirá toda primeira quarta-feira do mês da 20:10h às 21:40h na paróquia Nossa Senhora das Estrelas: Praça Cônego João Blóes Netto, Rua Dr. Virgílio de Rezende – Centro – Itapetininga, SP. O telefone da paróquia é 15 3271-0848.

Saiba mais com O coordenador Floriano Villaça pelo cel: 11-99834-0406 ou pelo e-mail: villacamusica@uol.com.br

Fundado em 26 de outubro de 2016, o Grupo de Leitura se reúne toda última quarta-feira do mês, da 19h às 21:00h no consultório de psicologia da fundadora do grupo, Norma Nasser, localizado no centro de Juiz de Fora.

Para maiores informações ligue (32) 9 8857-1823 ou utilize o endereço eletrônico: normarnasser@oi.com.br

GLPTM - MARÍLIA - PR

No dia 24 de agosto teve início no Brasil o primeiro Grupo de Leitura Partilhada de Thomas Merton realizado por meio de videoconferência. Os participantes encontravam-se em Óbidos/PA, Marília/SP e Senador Firmino/MG.

O grupo nasceu com o tradicional formato de GLPTM na cidade de Marília entre os anos de 2016 e 2017. Em 2018, com a “itinerância” de seus membros, decidiram continuar suas partilhas inaugurando um novo e experimental formato de reuniões.

A obra da reflexão é o livro Vida e Santidade de Thomas Merton, dada a relevância do tema com a Encíclica do Papa Francisco sobre o chamado a Santidade – Gaudete et Exsultate. Jorge Armando, Vitor Hugo e Adriano Cézar, membros do GLPTM Virtual, acreditam que a distancia que os separa não será barreira para o aprofundamento da obra de Merton.

GLPTM – PORTO ALEGRE/RS surgiu em julho de 2016. O grupo gaúcho se reúne mensalmente (em dias e horários variados) na Catedral Metropolitana Madre de Deus, situada na Rua Duque de Caxias, 1047 – Centro Histórico.

Para maiores informações: Ana Isabel Roballo Basso | e-mail: glptmpoa@gmail.com)

GLPTM - RIO DE JANEIRO - RJ

O GLPTM – RIO DE JANEIRO – RJ foi o segundo GLPTM do Brasil. Iniciou sua caminhada em 4 de dezembro de 2014. Este GLPTM reúne-se em casa particular no bairro de Botafogo sempre na última quarta-feira do mês, das 19h às 21h.

Sob a coordenação de Fábio Fadel (21 9 9642-7767 | fabiofadel@yahoo.com.br)

Em novembro de 2014 foi fundado o segundo GLPTM do Brasil. O GLPTM – Tijuca – RIO DE JANEIRO – RJ. Coordenado por Vera Lúcia Barbosa Villas Boas, este Grupo se reúne em residência particular na Tijuca, mensalmente toda 2ª quinta-feira do mês. Para maiores informações, entre em contato com a coordenadora Vera Lúcia B. Villas Boas pelo telefone (21) 2268-1288 ou pelo e-mail: veraluciavillasboas@gmail.com

Rio Verde

O grupo iniciou suas atividades no último dia 12 de abril de 2016. Os encontros acontecem no Centro Catequético São Francisco, situada na Rua 18, Qd. 10, Lt. 10 – Setor Morada do Sol, sempre nas segundas terças-feiras do mês, às 19:30 horas.

É de Rio Verde e quer participar? escreva para Carlos Ferraz (carlosferraz2203@gmail.com)

O GLPTM – SÃO PAULO – SP foi o primeiro GLPTM que surgiu no Brasil. Iniciou sua caminhada em 2 de março de 2013. Reúne-se todo primeiro sábado do mês das 16h às 18h na igreja de Nossa Senhora do Brasil, na sala das bem-aventuranças. A Igreja Nossa Senhora do Brasil situa-se na Praça N.S. do Brasil, Jardim América, São Paulo.

Coordenado por Célia Urbano, Elisa Berzaghi e Vicente Frangiotti (celia.urbano@uol.com.br; elisa.berzaghi@uol.com.br;  vfrangiotti@gmail.com)

VITÓRIA/ES

No primeiro dia de agosto de 2015 um grupo de oito mulheres se reuniu na sala do 2º andar da Igreja de São Pedro da Praia do Suá em Vitória, ES para dar início ao quinto GLPTM no Brasil. O primeiro formado só por mulheres. Hoje o grupo cresceu e não é mais composto só por mulheres, mas continua dinâmico e entusiasmado. Refletindo e vivenciando o pensamento de Thomas Merton.

Os encontros ocorrem na 2ª quarta-feira do mês, das 18:00h às 20:00h, no Edifício do Banco do Brasil sito à Rua Ferreira Coelho, 330 – sala 1105. Ed. Eldorado Center, Bento Ferreira – Vitória – ES.

A coordenadora é a Maria Auxiliadora Fiorillo Mariani (Dora), tel: 27 9 8114-4056. E-mail: dorafiorillo@gmail.com

Estamos no Facebook:

Quer viver essa experiência em sua cidade?

FALE CONOSCO

merton.br@gmail.com

[ costumamos responder em até 36 horas ]

Cristóvão: (84) 99913-9756

[ clique no símbolo do WhatsApp para iniciar um diálogo ]