A Associação

Registro do 16º Retiro da ATM ocorrido no Rio de Janeiro, entre os dias 19 e 21 de outubro de 2018

FAÇA PARTE...

O Formulário de Associação
espera seu preenchimento!

Nossos objetivos só podem
ser atingidos se pudermos
contar com a sua ajuda.

A Associação Thomas Merton é uma entidade sem fins lucrativos, filiada à International Thomas Merton Society (sediada nos Estados Unidos), que visa promover – entre as novas gerações de brasileiros – a compreensão e a apreciação da obra de Thomas Merton (1915-1968) em particular e da vida monástica e espiritualidade contemplativa, em geral.

Merton era, acima de tudo, homem de oração, um pensador que desafiou as certezas do seu tempo e abriu novos horizontes para as almas e para a Igreja. Foi também homem de diálogo, um promotor de paz entre povos e religiões.

– Papa Francisco, discurso ao Congresso Americano em 24 de setembro de 2015

Aos seus antigos leitores e admiradores oferece uma oportunidade de aprofundarem seus conhecimentos e colaborarem, individualmente ou por meio de trabalho em equipe, na realização dos objetivos da ATM.

POR QUE UMA ASSOCIAÇÃO THOMAS MERTON?

Pode existir equívocos ao comparar a presente atividade com o culto a personalidade? Sim, pode! No caminho a ser percorrido para a união com Deus e com a Sua Vontade, olhamos o monge trapista caminhando a nossa frente e sentimos segurança de tê-lo como guia nesta jornada espiritual. Merton é alguém que, apesar de marcado por contradições, não se evadiu do encontro consigo mesmo, utilizando o chão da sua vida para buscar a Deus com toda confiança: “...Não hei de temer, pois Tu sempre estás comigo, e nunca hás de deixar que eu enfrente meus perigos sozinho.”

Quem melhor expressa essa simbiose é Dom Bernardo Bonowitz:

(…) quando ele fala de sua busca de Deus, sua luta contra seu egoísmo, sua vontade de pertencer totalmente a Cristo, sua frustração diante das injustiças e desigualdades de nossa sociedade, sua convicção de que há sementes lindas e fecundas de espiritualidade em todas grandes tradições religiosas do mundo, ouvimos a nossa própria voz. Ele é exatamente um porta-voz de nossos anseios, preocupações e desejos mais profundos. Por isso, lemos e relemos seus textos e sentimo-nos acompanhados por ele.

– Mensagem aos amigos de Merton por ocasião do 47º ano de sua morte

A função da ATM é ser, portanto, um centro de irradiação de todo legado de Merton e um ponto de convergência para todos que buscam verdadeiramente a Deus.

ASSOCIE-SE

Preencha o Formulário
clicando no botão ao lado

HISTÓRICO

O Brasil é o país que, fora os Estados Unidos, deu maior acolhida e publicou o maior número de livros de Merton. Foram lançados mais de 40 livros em português, graças ao envolvimento de intelectuais – como Alceu Amoroso Lima – e de monjas e monges beneditinos – como Dom Basílio Penido, Dom Timóteo Amoroso Anastácio, Dom Estêvão Bettencourt. Muitas são as pessoas, leigas ou religiosas, que atribuem às leituras de seus livros como marcos importantes para suas vidas espirituais.

Os principais incentivadores da criação ATM:

• Ir. Maria Emmanuel de Souza e Silva, OSB, do Mosteiro da Virgem de Petrópolis, amiga e correspondente de Merton, além da sua principal tradutora foi a inspiradora que levou à criação da SAFTM/ATM. Apesar de falecida em outubro de 2002, os rumos que estabeleceu continuam sendo trilhados com fidelidade;
• Ir. Patrick Hart, OCSO, monge da Abadia de Gethsemani, último secretário de Merton e até hoje o responsável, na Abadia, pela atividade editorial envolvendo Thomas Merton e primeiro incentivador da criação do grupo brasileiro;
• Dr. Paul M. Pearson, antigo Presidente da The International Thomas Merton Society e Diretor do Thomas Merton Center da Bellarmine University, Louisville, KY, incansável apoiador das nossas múltiplas consultas sobre Merton;
• Jonathan Montaldo, antigo Presidente da ITMS e antigo Diretor do Thomas Merton Center. É editor de vários livros sobre Merton, conferencista e pregador de retiros de espiritualidade inspirados nos ensinamentos de Merton;
• Dom Bernardo Bonowitz, OCSO, Abade do Mosteiro Trapista de Nossa Senhora do Novo Mundo, Campo do Tenente/PR, conselheiro, conferencista e pregador dos retiros anuais da Sociedade;
• Waldecy Gonçalves, fundador e coordenador executivo da Sociedade dos Amigos Fraternos de Thomas Merton por 15 anos (1996 a 2011). Trabalhando em várias frentes, foi responsável direto no contato com as editoras brasileiras na busca de novas reedições dos livros de Thomas Merton, trabalhando, inclusive, na digitação e diagramação de alguns destes. Cerca de 15 livros passaram a ser disponibilizados nas prateleiras graças a sua inspiração (e transpiração!). Encontrou em Dom Bernardo Bonowitz a parceria ideal para a realização de 10 Retiros sobre a espiritualidade monástica e a vida contemplativa, sendo a maioria deste realizados no Rio de Janeiro, oportunidades que solidificaram a SAFTM/ATMB como principal referência em Thomas Merton no Brasil.

ASSOCIAÇÃO THOMAS MERTON

Missão

Servir a Deus e ao próximo através da difusão da obra e do pensamento de Thomas Merton e da espiritualidade contemplativa.

Visão

Ser referência nacional e reconhecida internacionalmente em relação à vida, à obra e ao pensamento de Thomas Merton.

Valores

Todo membro da ATM deve se esforçar para seguir um código de conduta cujo objetivo é alcançar a Visão cumprindo a Missão. Os meios para isso devem incluir os seguintes princípios:

• Integridade;
• Comprometimento;
• Honestidade;
• Humildade;
• Compaixão; e
• Valorização da Vida.

Identificar e congregar na ATM os apreciadores da obra de Thomas Merton, da vida monástica e da espiritualidade contemplativa;

Incentivar e colaborar com editoras brasileiras na reedição de seus livros e na publicação, em português, de novas obras de e sobre Thomas Merton;

Estimular a publicação de textos sobre Thomas Merton nos meios de comunicação;

Promover a formação de Grupos de Leitura Partilhada de Thomas Merton;

Orientar sobre a aquisição de livros de e sobre Merton, em português ou outros idiomas;

Solicitar doações de documentos e livros envolvendo Thomas Merton.

A participação na ATM está aberta a todas as pessoas que se identifiquem com os objetivos da mesma. Escreva para nós por meio do endereço merton.br@gmail.com

A participação como ASSOCIADO(A) requer o pagamento de R$ 60 por ano, a título de contribuição para custeio da atividade. Aos que desejam ir um pouco mais além podem participar, também, da The International Thomas Merton Society (ITMS), entidade formal, estabelecida em Louisville, KY, nos Estados Unidos. Os sócios da ITMS pagam diretamente a esta, uma anuidade de US$ 25 (cobrados em junho de cada ano).

A ATM estimula a participação dos novos associados, tanto quanto possível, na ITMS, mesmo daqueles cujo domínio do inglês seja limitado. O propósito é aumentar a visibilidade do grupo brasileiro junto à ITMS e possibilitar aos associados brasileiros receber publicações e, inclusive, participar de eventos internacionais que lhes transmitam uma visão mais completa da presença de Thomas Merton nos Estados Unidos e em vários outros países no mundo.

Os sócios da ITMS e Associados da ATM gozam de descontos na aquisição de livros e prioridade na participação de nossos evento. Para Associar-se, preencha o formulário acima e faça sua contribuição. Para se associar na ITMS, clique aqui!

ADMINISTRAÇÃO

EXECUTIVA

Cristóvão de Sousa Meneses Júnior (Presidente)
André Luiz Martins Roland (Vice)
Fernando Antonio de Souza Paiser (Tesoureiro)

CONSELHO

Jefferson Soares da Silva
Maria Inês Rocha
Norma Ribeiro Nasser Salomão