Blog › 10/12/2020

Uma Páscoa. Um Aniversário. Uma Associação.

Uma morte silenciosa pode testemunhar uma paz mais eloquente do que a morte marcada por vivazes expressões. Uma morte solitária, uma morte trágica, podem ter mais a dizer da paz e da misericórdia de Cristo do que muitas mortes tranquilas.

Homem algum é uma ilha, 221

 

– Bangcoc foi palco de uma trágica passagem: Thomas Merton é encontrado sem vida num quarto de hotel após proferir uma conferência a monges asiáticos, em 10.12.1968.

– Petrópolis, no Mosteiro da Virgem, foi cenário de uma fundação: a Sociedade dos Amigos Fraternos de Thomas Merton nascia pelas iniciativas de Irmã Maria Emmanuel e Waldecy Gonçalves, em 10.12.1996.

– A Internet foi o espaço de uma tomada de decisão: dar a este grupo de admiradores da vida e obra do monge trapista uma personalidade jurídica – sem perder sua essência original – cujo processo aqui anunciamos como concluído, neste 10.12.2020.

Ao recordar o “grão de trigo” que morreu há 52 anos, percebemos seu silencioso germinar e enraizamento em terras brasileiras nestes 24 anos. O fruto maduro é a formalização da nossa atividade, e isso nos enche de entusiasmo para cumprimento de nossos objetivos.

Esse dramático 2020 chega ao seu fim com uma boa notícia: o recente surgimento de Grupos de Leitura Virtual para aprofundamento da mística. Brasileiros e Portugueses estão nos degraus iniciais do projeto Escadas para uma vida contemplativa.

Thomas Merton Vive!
Viva Thomas Merton!

 

 

 

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.