Blog › 20/03/2019

Thomas Merton: a clausura no centro do mundo

Título: Thomas Merton: a clausura no centro do mundo
Organizadora: Maria Clara Bingemer
Formato: 14 x 21 cm
Páginas: 170
Coeditora: Vozes

Thomas Merton é um dos místicos mais importantes do século XX. Sua vocação se dá em meio ao auge da secularidade e dos eventos que fizeram o século passado ser chamado “o século sem Deus”, marcado por duas guerras mundiais, a Guerra Fria e a ameaça nuclear.

Fruto do colóquio em homenagem ao centenário de Thomas Merton, organizado pela Cátedra Carlo Maria Martini (PUC-Rio), Thomas Merton: a clausura no centro do mundo reúne pesquisadores e pensadores brasileiros e estadunidenses que trazem várias facetas dessa personalidade conhecida pela sua habilidade de escritor e pela sua sensibilidade para além dos muros do convento.

A obra, organizada por Maria Clara Bingemer, começa por uma análise biográfica e teológica de Merton, os textos de Francilaide de Queiroz Ronsi e Robert Inchausti expõem seu legado. Scott Moringiello apresenta um estudo comparativo do monge com os Padres da Igreja. Sibélius Cefas Pereira, que defendeu uma tese doutoral sobre Merton, é responsável por um capítulo fundamental sobre sua mística. Com uma nova perspectiva, o historiador Marcelo Timotheo da Costa analisa o Merton escritor.

O monge beneditino James Wiseman traz dois textos de extrema importância para os estudos mertonianos: um é sobre a relação de Merton com o budismo, mostrando sua intuição pioneira para um diálogo entre o monaquismo ocidental e o oriental; outro versa sobre a experiência de amor humano que Thomas Merton, monge celibatário, teve com uma mulher mais jovem, e como isso repercutiu em sua vocação.

____________________________________

Maria Clara Bingemer é professora titular do Departamento de Teologia da PUC-Rio e coordenadora da Cátedra Carlo Maria Martini da mesma universidade. Seus interesses de pesquisa nos últimos anos têm sido a questão de Deus, a mística contemporânea e a categoria de testemunho na teologia latino-americana. Também tem trabalhado com bastante intensidade na interface entre teologia e literatura.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.