Centenário › 21/10/2016

Retiro da SAFTM: “Mastigando as Novas Sementes de Contemplação” – Rio de Janeiro – RJ, 10 a 12 de outubro de 2014

A comemoração dos 100 anos de Thomas Merton iniciou começou antes mesmo de começar. Instigados por Dom Bernardo Bonowitz a três dias de convivência com o pensamento de um homem-multidão – monge, poeta, ecumenista, ativista profético – com um dom único para exprimir em linguagem atraente, acessível e profunda a tradição mística cristã. Os dias 10, 11 e 12 de outubro de 2014, no Centro de Estudos do Sumaré, Rio de Janeiro/RJ, foram memoráveis para aqueles que vivenciaram o único Retiro da SAFTM dedicado ao seu padroeiro, em que o “verdadeiro-eu” de Merton nos desafiou ao desprendimento das amarras do nosso “falso-eu”.

O “falso eu”, que à primeira vista poderia parecer fundamentalmente um conceito psicológico, é para Merton, sobretudo, um conceito teológico-antropológico, ou antes, uma ameaça perene que se tornou uma realidade trágica, tanto no nível do indivíduo quanto da cultura. O falso eu, no nível mais profundo, é o ser humano desconectado de sua relação com Deus. (Dom Bernardo Bonowitz em 10/10/2014, 1ª Conferência, Sobre o Falso Eu).

A Sociedade dos Amigos Fraternos de Thomas Merton reconhece a dedicação carinhosa de nosso Abade na análise magistral do pensamento de seu irmão de Ordem. Mastigando as Sementes de Contemplação entrou para a história dos Retiros promovidos pela SAFTM por ter sido o primeiro a ter Thomas Merton como tema principal. Nosso pregador, com suas cinco conferências, nos transformou em especialistas em Merton. Antes, porém, no alto de sua humildade havia confessado “que muitos membros de nossa Sociedade são maiores eruditos em Merton do que eu. Isto torna este retiro especialmente caro para mim. Participarei como um discípulo e terei o prazer de tê-los como meus mestres e mestras.”

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.