Os dias 20, 21 e 22 de outubro de 2017 não sairão da memória nem da história daqueles que puderam se retirar das agitações deste mundo para mergulhar em outro. A Sociedade reunida na alegria de amigos de longa data, na acolhida aos que chegam pela primeira vez e no privilégio de escutar uma das mais importantes vozes da espiritualidade contemplativa dos últimos anos – Dom Bernardo Bonowitz, deram-nos o sabor e a expectativa da edição por vir.
Neste ano o 15º Retiro da Sociedade dos Amigos Fraternos de Thomas Merton contou com a presença de 104 participantes (66% mulheres e 34% homens), que puderam presenciar, mais uma vez, a surpreendente exposição e desenvolvimento das conferências feitas pelo pregador e orientador geral do evento. Dom Bernardo, Abade do Mosteiro Trapista de Nossa Senhora do Novo Mundo (Campo do Tenente/PR), apresentou a densa Carta do Apóstolo Paulo aos Romanos não só como sendo o Centro do Novo Testamento, mas como uma mensagem ‘coercitiva’ do plano salvífico de Deus para a humanidade.
“Paulo aos Romanos – A Criação Restaurada” foi trabalhada em 5 conferências:
1. O Plano de Deus e sua ruína;
2. A Lei – Não resolve o problema;
3. Fé no Ato de Deus – Uma Nova Possibilidade;
4. A Plenitude da Fé; e
5. Rumo ao Futuro Final.
Na tentativa de reproduzir o ritmo do Mosteiro, além da recitação dos Salmos no Ofício Divino, os retirantes eram convidados a iniciar o dia com a Celebração Eucarística. A Fração do Pão tornava-se, portanto, o ponto culminante da jornada; a Partilha da Palavra de Deus e as respectivas homilias aqui também ganham destaque.