Blog › 16/11/2017

O batismo de um convertido

Pia Batismal da Igreja de Corpus Christi, Nova Iorque/EUA, onde Thomas Merton recebeu o sacramento do batismo, aos 23 anos de idade

No distante dia 16 de novembro de 1938, depois de recebido as instruções essenciais, o jovem Merton pede ao Padre Moore para ser admitido na Igreja.
Em sua autobiografia, A Montanha dos Sete Patamares, recordando as circunstâncias que envolviam aquele momento fundamental, escreve:
“Quando chegou novembro, minha cabeça só pensava numa coisa: ser batizado e entrar finalmente para a vida sobrenatural da Igreja. Apesar de todo meus estudos, leituras e conversas, eu me julgava infinitamente pobre e insignificante diante do que ia acontecer em mim. Estava prestes a desembocar na praia, ao sopé da alta montanha de sete patamares de um purgatório mais escarpado e árduo que eu poderia imaginar e não tinha a mínima ideia da subida que me restaria fazer”

O vídeo abaixo (inglês), apresentado pelo Padre James Martin, SJ, mostra a Igreja de Corpus Christi como um dos locais determinantes na jornada espiritual de Thomas Merton.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.