O dia 10 de dezembro é bastante significativo para o mundo mertoniano. Neste dia, em 1941, o jovem Thomas Merton abandonava o mundo e ingressava na Ordem Cisterciense da Estrita Observância, no Mosteiro de Nossa Senhora do Gethsemani, Kentucky/EUA. Neste mesmo dia, no agitado ano de 1968, em Bangkok/Tailândia, chegava a termo a vida intensa deste homem intenso. Foi também neste dia de viva memória, no ano de 1996, que nascia para o Brasil a Sociedade dos Amigos Fraternos de Thomas Merton, fruto da amizade entre um “amigo” e uma amiga do próprio Merton: Ir. Maria Emmanuel de Souza e Silva (1912-2002) e Waldecy Gonçalves.
O último evento do Centenário de Thomas Merton (1915-1968) aconteceu na cidade imperial de Petrópolis/RJ. Novamente o Mosteiro da Virgem abriu suas portas para acolher a SAFTM que, na oportunidade, também celebrou seus 19 anos de fundação.
Imbuídos por recordações e intensões, celebramos no último dia 10 de dezembro de 2015 a trajetória ascendente da SAFTM na companhia daquela comunidade monástica. Inicialmente, com a Celebração Eucarística presidida por Dom Abade Felipe da Silva, OSB, e concelebrada por Frei Marcus Vinícius Santos, OCD, e por Pe. Felipe, da diocese de Nova Friburgo. O canto gregoriano e a suavidade com que Dom Felipe conduziu os ritos deixou a memória dos presentes impregnada da doce ternura de Deus.
Em sua homilia, Dom Abade Felipe destacou a conexão das palavras do Profeta João Batista com a voz igualmente profética de Merton. Lembrou também que, recentemente, o Papa Francisco enfatizou em seu discurso no Congresso Americano a importância de Thomas Merton como uma das quatro personalidades que forjaram o caráter do povo estadunidense. Após a Comunhão, nas orações finais, o Celebrante invocou a benção de Deus sobre o Sr. Fernando Antônio de Souza Paiser e lhe deu posse como Coordenador Executivo da Sociedade dos Amigos Fraternos de Thomas Merton. Na assembleia haviam membros da SAFTM vindos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e de Petrópolis, além de toda comunidade das monjas, de onde se via brotar a alegria pela entrega deste irmão ao serviço dos muitos amigos de Merton espalhados pelo Brasil.
É significativo recordar que há 19 anos, ainda tendo a presença de Irmã Maria Emmanuel no coro, Waldecy Gonçalves acolhia generosamente o “fardo leve e jugo suave” deste serviço. No último dia 10 de dezembro acolhemos, no mesmo ambiente, nosso 3º dirigente.
Ao final da celebração, todos tiveram a oportunidade apreciar a exposição sobre a vida e a obra do trapista, bem como testemunhos da correspondência trocada durante muitos anos entre a Irmã Emmanuel e Thomas Merton. A calorosa recepção da comunidade monástica de Petrópolis deixou os presentes em clima de confraternização, complementado por um delicioso lanche oferecido pela Abadessa Madre Maria Auxiliadora.
A oportunidade de visitar o pequeno cemitério do mosteiro não estava previsto, deixando ainda mais felizes todos os agraciados por aquela oportunidade. No jazigo da Irmã Maria Emmanuel todos rezaram o Pai-Nosso e recordaram daquela que foi, além de amiga de Merton, sua principal tradutora em todo mundo. Nosso agradecimento especial a toda comunidade do Mosteiro da Virgem pela calorosa recepção e por ajudar a SAFTM a encerrar o Centenário de Thomas Merton com chave de ouro.