Direção espiritual e meditação
(Vozes, 1965)
Thomas Merton, espírito arguto e refinado, refinado na escola do mundo, que para isto é a melhor, dispôs-se a nos propiciar uma explanação modernizada daquilo que, de tratados antigos, chega até nós carregando estilo e conceituação de sua época, sobre a direção espiritual e a meditação.
Coisas antigas em formas novas, eis a contribuição de Merton, acrescendo que tudo é reformulado, pelas conquistas de psicologia moderna, pela qual muita coisa obscura se tornou clara e outras foram reduzidas às verdadeiras proporções.
Belo e acertado seu conceito quanto ao diretor espiritual: “um amigo em quem se confia, que, numa atmosfera de compreensão e simpatia, nos ajuda e fortalece em nossos esforços, nosso tatear, para corresponder à graça do Espírito Santo, que é o único verdadeiro Guia no sentido pleno da palavra”. Mas conhece e aponta os maus, que os há também.
Merton, neste tratado de meditação, ensina aos iniciantes, melhormente que certos tratados antigos, em virtude de abordar, ânimo aberto e destemido, dificuldades existentes nesse difícil capítulo da espiritualidade cristã, e as aberrações que podem surgir.
Cobre os assuntos otimamente e pode ser vivamente recomendado.
Livro raríssimo.
Pode ser encontrado nas bibliotecas de Mosteiros e Institutos Religiosos.
É possível adquirir este livro?
Prezada Rozana,
Obrigado por seu comentário e interesse.
A Editora Vozes virá em breve com novas reedições. Acredito muito que Direção Espiritual e Medição está entre os títulos. Aguardemos só um pouquinho mais!
Abraço,
Cristóvão
ATM