Livros › 09/12/2016

Ascensão para a verdade

(Itatiaia, 1958 e 1999)

Ascensão para a Verdade foi escrito por ocasião do aniversário de nove anos de Thomas Merton na Ordem Cisterciense, e é considerada a obra mais importante da sua pena até hoje. Tanto pelo pensamento como pela expressão, ele representa o seu maior passo a frente na produção literária e é também o esforço mais sério que o Autor já empreendeu. “A verdade de que o homem precisa é… Deus mesmo”, diz-nos ele no começo deste livro. A Ascensão para a Verdade é, portanto, uma caminhada para o mais alto cume no conhecimento da verdade suprema. “Toda filosofia, diz o autor, aspira a entrar na nuvem que rodeia o cume da montanha, onde o homem pode esperar o encontro com o Deus vivo”.

Mostrando que o caminho para a verdade passa pela contemplação, Merton apresenta uma brilhante exposição das doutrinas de João da Cruz, o teólogo Carmelita do século XVI.

A vida contemplativa é simbolizada pela “noite escura da alma”, que Moisés experimentou no monte Sinai em suas 3 visões de Deus como fogo, nuvem e escuridão. “o paradoxo da contemplação, diz Merton, é que Deus só é conhecido quando é também amado… E por não ter o amor, que o homem moderno é incapaz de ver a única Verdade que importa”.

Os leitores encontrarão nas páginas da Ascensão para a Verdade, uma fonte de inspiração e de alimento espiritual. Eles concluirão que, fazendo a viagem para a verdade, não poderiam ter melhor guia e companheiro, assim simpático e plenamente consciente dos problemas espirituais do homem moderno, do que Thomas Merton.

Ainda pode ser encontrado em sebos.

Confira AQUI um resumo feito pelo Pe. Pedro M. Guimarães Ferreira SJ

Para comprar pela Estante Virtual, clique aqui!

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.