Após 2 anos de construção, o Mosteiro Trapista Nossa Senhora de Novo Mundo dedica ao nosso Senhor Jesus e sua Mãe Maria, apresentando aos anjos e santos de Deus e a toda comunidade cristã o fruto da oração, trabalho, dedicação, esforço e penitência.
Eis que as portas se abrem … Um templo lindo e harmônico, ao mesmo tempo simples em sua essência e majestoso como obra de louvor.
Na data de 21 de fevereiro de 2019, aconteceu a missa de dedicação da nova igreja do Mosteiro Trapista. Presidida por Dom Celso Antônio Marchiori, Bispo Diocesano de São José dos Pinhais, no Estado do Paraná, a cerimônia de dedicação da igreja do Mosteiro Nossa Senhora do Novo Mundo contou com a presença de Dom Francisco Cota de Oliveira, Bispo auxiliar de Curitiba e significativo número de sacerdotes da diocese, religiosos e religiosas e muitas famílias.
No altar, as relíquias de Santos e Beatos1 fortalecem a nossa nova casa – sim, minha, sua e de todos nós – um lugar santo de encontro com Jesus e sua Palavra, de oração das horas maiores e menores, comunhão e silêncio, um hospital espiritual onde sempre podemos nos refazer pelo Espírito Santo.
Usando as palavras de nosso Padre Lázaro: “nossa igreja ficou muito simpática”.
Proclamou o evangelho Padre Francisco Dietzler, o último dos fundadores que participou da primeira dedicação. A perfeita e afinada Salmodia, em latim e português, conduzida pelos monges da comunidade e pelas monjas Trapistinas de Boa Vista.
Claramente há alegria naquele e naquela que vem à Trapa, e este sentimento apresentou-se mais acentuado neste dia de festa, visível nos olhos de Dom Bernardo, Padre Gabriel, Padre Francisco, Padre Estevão, Padre Lázaro e de todos os Monges da comunidade, irradiando a todos nós.
Por fim, resta-nos mais uma vez agradecer: muito obrigado, Senhor Jesus, por existirem os Trapistas em nossas vidas.
1 S. Estêvão Protomártir, S. Lourenço, S. Martinho de Lima, S. João Macias, S. João Neumann,
S. João de Brébeufe companheiros, Beata Maria Gabriela Sagghedu e S. Rafael ArnáizBarón.