Blog › 15/01/2018

Reflexão da Semana #2

As sementes aladas

Cada momento e cada acontecimento na vida de cada homem na terra planta algo em sua alma. Pois, assim como o vento leva milhares de sementes aladas, assim também cada instante traz consigo germes de vitalidade espiritual que vão pousar imperceptivelmente no espírito e na vontade dos homens. A maioria dessas inumeráveis sementes perece e se perde porque os homens não estão preparados para recebê-las: sementes como essas só podem germinar na terra da liberdade, da espontaneidade, do amor.

Essa ideia não é nova. Na Parábola do Semeador, Cristo nos disse há séculos que “a semente é a Palavra de Deus”. Muitas vezes pensamos que isso só se aplica à palavra do Evangelho formalmente pregada nas igrejas aos domingos (se é que ainda é pregada nas igrejas!). Mas toda a expressão da vontade de Deus é, em certo sentido, uma “palavra” de Deus e, portanto, uma “semente” de vida nova.

THOMAS MERTON
Novas Sementes de Contemplação
(Vozes, 2017) pág. 29

Eis um livro precioso para os tempos que correm: quando a vida em sociedade, desenrolando-se voltada para fora sobre um palco de imagens, transforma-se em sobrecarga que obstrui o desenvolvimento interior das pessoas. Parecer ser, cada vez mais, a fórmula compensatória e vazia para encobrir a autentica realidade do que talvez sejamos.

Thomas Merton, aliando sua vocação de escritor a uma intuição mística privilegiada e a dureza da formação monacal, plantou suas sementes de contemplação em termos simples que, baseados na experiência de um só homem, porém profunda e transfiguradora, são capazes de libertar-nos a todos da rotina insustentável e da tirania do ego.

1 Comentário para “Reflexão da Semana #2”

  1. Eunice Maia Coelho disse:

    Deus nos fala como Pai amoroso, lança sua semente de amor no solo de nossa vida. O preparo constante do solo é essencial para o viver. Acolhida por esse grande amor a semente germina, ilumina a alma e faz brilhar todo Ser.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.