Retiros › 06/01/2023

Sobre o 17º Retiro

Após interrupção por três anos, a Associação Thomas Merton retomou sua tradição de retiros, realizando sua 17ª edição no período de 25 a 27 de Novembro de 2022. A Casa de Emaús, do Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro, sediou o evento, que contou com a participação de 40 pessoas.

Embora estela localizado no coração da cidade, o Mosteiro é localizado no alto arborizado de um pequeno monte, apresentando um ambiente silencioso e acolhedor.

Os 40 integrantes do Retiro representaram vários Estados do Brasil: Amazonas, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo.

Na Recepção, da esquerda para a direita: Frei Francinaldo, pregador do retiro, Catarina Fogas e Nilson Perissé, da equipe de organização

Frei Francinaldo Lustosa Magalhães, da Ordem do Carmelo Descalço, organizou e distribuiu suas reflexões ao longo de quatro conferências baseadas no livro “Ascensão para a Verdade”, de Thomas Merton.

Além das conferências, o Retiro contou com missas no sábado e domingo na Igreja de São Bento.

O Retiro também contou com um estande de livros da Paulus Editora.

Na ocasião, foi realizada reunião com associados da ATM para divulgação dos resultados das eleições para o Conselho de Administração. Foram eleitos Telva Barros, Vera França e Washington Oliveira. Na mesma reunião, os novos conselheiros sugeriram e votaram pela reeleição de Cristóvão Meneses como presidente da Associação Thomas Merton. O mandato terá a duração de 3 anos, até 26 de novembro de 2025.

Diác. José Gomes, Doia Jeunon, Cristóvão Meneses (presidente), Verbena Neves, Marcelo Piancastelii (vice-presidente), Cláudia Morgan, Sylvia Brautigam, Laért Vieira, Rosalinda Ribeiro, Vera França (conselheira)

Na Capela os participantes rezaram juntos a Lectio Divina, conduzida por Frei Francinaldo.

 

O Retiro, conforme avaliado pelos participantes, obteve os seguintes pontos de destaque:

 

 

Alguns depoimentos espontâneos:

Gostei muito do Encontro (não conhecia o Mosteiro e ainda não havia participado de Retiros). Gostei do contato com os diferentes participantes, da organização, do Pregador (informado, claro, acolhedor, paciente ), dos organizadores ( excelentes ), das instalações, da minha companheira de quarto. Agradeço muito a Vera ter me aberto esse portal para entender mais profundamente o Senhor. Em função do prazer com o Retiro me associei ao grupo.

O retiro foi bom. Mas, seria interessante que fizéssemos um retiro de silêncio, para poder ruminar melhor o conteúdo das palavras do pregador… um bom Advento a todos!!!

Retiros regionais, grupos pequenos de leitura. Sugestões de “roteiro” de leitura entre tanta bibliografia de Merton. Os mais doutos poderiam fazer um mapa da mina

Agradeço de todo meu coração essa iniciativa tão preciosa e bem orientada. Parabéns a todos que se esforçaram para que tivéssemos essa oportunidade tão essencial.

Muito feliz por poder abraçar tantos amigos queridos…precisava muito dessa pausa para meditação…gratidão pelos organizadores, pelo pregador e pelo tema.Deus abençoe a todos nós.

Muito obrigada pela experiência e fortalecimento da minha fé. Senti falta de meditações. As acho necessárias

Muita boa a organização. Creio que o numero de participantes deve ser limitado a 50/60. No Sumaré, mais de 100 participantes dificultava tudo.

Um grupo menor é muito agradável. As pessoas ficam mais unidas e formam um grande grupo Sem mini grupinhos (panelinhas). Muita alegria e simpatia entre os retirandos. Mas, muitos ficaram sem usufruir da bênção que foi este retiro. O tema abordado foi denso mas muito bem explanado pelo frei Francinaldo. O frei com seu sorriso terno, sua tranquilidade e sua sabedoria, desfiou todo o texto, explicando ponto por ponto o que ficou de fácil compreensão. Os exemplos que o frei usou foram importantíssimos para clarear a leitura. Não foi um tema fácil para mim mas, sai mais animada para mergulhar no livro Ascensão para a Verdade de TM. Obrigada pela oportunidade de ingressar no universo de TM.

 

 

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.