Sobre o 17º Retiro
Após interrupção por três anos, a Associação Thomas Merton retomou sua tradição de retiros, realizando sua 17ª edição no período de 25 a 27 de Novembro de 2022. A Casa de Emaús, do Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro, sediou o evento, que contou com a participação de 40 pessoas.
Embora estela localizado no coração da cidade, o Mosteiro é localizado no alto arborizado de um pequeno monte, apresentando um ambiente silencioso e acolhedor.
Os 40 integrantes do Retiro representaram vários Estados do Brasil: Amazonas, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo.
Na Recepção, da esquerda para a direita: Frei Francinaldo, pregador do retiro, Catarina Fogas e Nilson Perissé, da equipe de organização
Frei Francinaldo Lustosa Magalhães, da Ordem do Carmelo Descalço, organizou e distribuiu suas reflexões ao longo de quatro conferências baseadas no livro “Ascensão para a Verdade”, de Thomas Merton.
Além das conferências, o Retiro contou com missas no sábado e domingo na Igreja de São Bento.
O Retiro também contou com um estande de livros da Paulus Editora.
Na ocasião, foi realizada reunião com associados da ATM para divulgação dos resultados das eleições para o Conselho de Administração. Foram eleitos Telva Barros, Vera França e Washington Oliveira. Na mesma reunião, os novos conselheiros sugeriram e votaram pela reeleição de Cristóvão Meneses como presidente da Associação Thomas Merton. O mandato terá a duração de 3 anos, até 26 de novembro de 2025.
Diác. José Gomes, Doia Jeunon, Cristóvão Meneses (presidente), Verbena Neves, Marcelo Piancastelii (vice-presidente), Cláudia Morgan, Sylvia Brautigam, Laért Vieira, Rosalinda Ribeiro, Vera França (conselheira)
Na Capela os participantes rezaram juntos a Lectio Divina, conduzida por Frei Francinaldo.
O Retiro, conforme avaliado pelos participantes, obteve os seguintes pontos de destaque:
Alguns depoimentos espontâneos:
“
Gostei muito do Encontro (não conhecia o Mosteiro e ainda não havia participado de Retiros). Gostei do contato com os diferentes participantes, da organização, do Pregador (informado, claro, acolhedor, paciente ), dos organizadores ( excelentes ), das instalações, da minha companheira de quarto. Agradeço muito a Vera ter me aberto esse portal para entender mais profundamente o Senhor. Em função do prazer com o Retiro me associei ao grupo.
“
O retiro foi bom. Mas, seria interessante que fizéssemos um retiro de silêncio, para poder ruminar melhor o conteúdo das palavras do pregador… um bom Advento a todos!!!
“
Retiros regionais, grupos pequenos de leitura. Sugestões de “roteiro” de leitura entre tanta bibliografia de Merton. Os mais doutos poderiam fazer um mapa da mina
“
Agradeço de todo meu coração essa iniciativa tão preciosa e bem orientada. Parabéns a todos que se esforçaram para que tivéssemos essa oportunidade tão essencial.
“
Muito feliz por poder abraçar tantos amigos queridos…precisava muito dessa pausa para meditação…gratidão pelos organizadores, pelo pregador e pelo tema.Deus abençoe a todos nós.
“
Muito obrigada pela experiência e fortalecimento da minha fé. Senti falta de meditações. As acho necessárias
“
Muita boa a organização. Creio que o numero de participantes deve ser limitado a 50/60. No Sumaré, mais de 100 participantes dificultava tudo.
“
Um grupo menor é muito agradável. As pessoas ficam mais unidas e formam um grande grupo Sem mini grupinhos (panelinhas). Muita alegria e simpatia entre os retirandos. Mas, muitos ficaram sem usufruir da bênção que foi este retiro. O tema abordado foi denso mas muito bem explanado pelo frei Francinaldo. O frei com seu sorriso terno, sua tranquilidade e sua sabedoria, desfiou todo o texto, explicando ponto por ponto o que ficou de fácil compreensão. Os exemplos que o frei usou foram importantíssimos para clarear a leitura. Não foi um tema fácil para mim mas, sai mais animada para mergulhar no livro Ascensão para a Verdade de TM. Obrigada pela oportunidade de ingressar no universo de TM.