Blog › 10/04/2018

Sala Thomas Merton

No dia 05 de abril de 2018, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), através do Departamento de Identidade Institucional e do Instituto Ciência e Fé, inaugurou o Programa de Meditação do Observatório de Educação para a Interioridade.

O programa, oferecido aos alunos e professores, tem por principal objetivo estimular a prática da meditação em três modalidades distintas, a prática da Lectio Divina e a Meditação Cristã; a Tradição Oriental com a meditação Zen e os Estudos de Espiritualidade Contemplativa, especialmente a tradição monástica.

O evento contou, entre outras personalidades, com a presença de Dom Bernardo Bonowitz, OCSO, Abade do Mosteiro Trapista de Nossa Senhora do Novo Mundo (Campo do Tenente/PR) e pregador oficial do Retiro Anual da SAFTM.

Além do programa de meditação, paralelamente a PUC-PR fomentará um Grupo de Leitura Partilhada de Thomas Merton, coordenado pelo Prof. Jefferson Soares da Silva, doutorando em teologia com estudos em Thomas Merton, pela mesma Universidade. O GLPTM-PUC-PR tem previsão de início das atividades já para o primeiro semestre de 2018.

Painel formado pelos convidados, da esquerda para a direita: Prof da PUC Gilberto Gauilner – especialista em psicologia do esporte e mindfullness; Dom Bernardo Bonowitz, Monja Coen e José André Azevedo, da PUC-PR como mediador do painel.
Prof. Fabiano Incerti; Dom Bernardo; Monja Coen; sr. José André Azevedo e Prof. Gilberto.
Sala Thomas Merton de meditação e estudos da espiritualidade contemplativa.
À esquerda: Prof. Jefferson Soares da Silva, membro da coordenação do projeto, e doutorando em teologia com tese sobre a espiritualidade de Thomas Merton. À direita: Prof. Armando Celía, membro da coordenação do projeto e especialista em meditação ativa e integrativa e em técnicas de psicodinâmica
Fachada do Departamento de Identidade institucional da PUC-PR e do Instituto Ciência e Fé onde está localizada a Sala Thomas Merton

1 Comentário para “Sala Thomas Merton”

  1. Miguel Gomide disse:

    Achei muito auspiciosa a notícia sobre a inauguração da Sala Thomas Merton, dedicada a três formas de meditação, duas cristãs e uma oriental. Gostaria de fazer uma pergunta: Thomas Merton e outros autores cristãos utilizam o termo “contemplação”. Podemos dizer que contemplação e meditação se referem ao mesmo tipo de prática?

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.