Retiro

Ecos do 15º Retiro da

SOCIEDADE DOS AMIGOS FRATERNOS DE THOMAS MERTON

Os dias 20, 21 e 22 de outubro de 2017 não sairão da memória nem da história daqueles que puderam se retirar das agitações deste mundo para mergulhar em outro. A Sociedade reunida na alegria de amigos de longa data, na acolhida aos que chegam pela primeira vez e no privilégio de escutar uma das mais importantes vozes da espiritualidade contemplativa dos últimos anos – Dom Bernardo Bonowitz, deram-nos o sabor e a expectativa da edição por vir.

Neste ano o 15º Retiro da Sociedade dos Amigos Fraternos de Thomas Merton contou com a presença de 104 participantes (66% mulheres e 34% homens), que puderam presenciar, mais uma vez, a surpreendente exposição e desenvolvimento das conferências feitas pelo pregador e orientador geral do evento. Dom Bernardo, Abade do Mosteiro Trapista de Nossa Senhora do Novo Mundo (Campo do Tenente/PR), apresentou a densa Carta do Apóstolo Paulo aos Romanos não só como sendo o Centro do Novo Testamento, mas como uma mensagem ‘coercitiva’ do plano salvífico de Deus para a humanidade.

“Paulo aos Romanos – A Criação Restaurada” foi trabalhada em 5 conferências:
1. O Plano de Deus e sua ruína;
2. A Lei – Não resolve o problema;
3. Fé no Ato de Deus – Uma Nova Possibilidade;
4. A Plenitude da Fé; e
5. Rumo ao Futuro Final.

Na tentativa de reproduzir o ritmo do Mosteiro, além da recitação dos Salmos no Ofício Divino, os retirantes eram convidados a iniciar o dia com a Celebração Eucarística. A Fração do Pão tornava-se, portanto, o ponto culminante da jornada; a Partilha da Palavra de Deus e as respectivas homilias aqui também ganham destaque.

Após cada conferência, uma sessão de Perguntas & Repostas era proposta por Dom Bernardo.

Confira mais vídeos em nossa Página no Facebook

Antes de passar para sua última conferência, Dom Bernardo anunciou para o ano que vem (19, 20 e 21 de outubro de 2018), como memória aos 50 anos de morte de Thomas Merton, o desejo de desenvolver o tema do 16º Retiro em torno da obra A Sabedoria do Deserto. Entretanto, diante da facilidade para trabalhar sob outro texto - mais oportuno para a ocasião, recentemente decidiu eleger o livro CONTEMPLATIVE PRAYER para nortear suas conferências.

Neste texto clássico, Thomas Merton dá uma orientação valiosa relativa à oração. O autor reúne riquíssimas influências meditativas e místicas – de João da Cruz ao monaquismo oriental no deserto –, criando um caminho espiritual para hoje. O mais importante é que mostra como a paz com a qual entramos em contato por meio da meditação não deve ser buscada para fugir dos problemas da existência contemporânea, mas, ao contrário, voltar-se diretamente para o mundo no intuito de realizar mudanças positivas.

SOBRE O PREGADOR

Dom Bernardo Bonowitz, OCSO, nasceu em Nova York em 1949, de pais judeus. É Abade do Mosteiro de Nossa Senhora do Novo Mundo em Campo do Tenente, Paraná. Converteu-se ao catolicismo aos 19 anos. Após formar-se em letras clássicas na Universidade de Columbia, ingressou na Companhia de Jesus, onde foi ordenado sacerdote e realizou seus estudos em teologia mística na Alemanha. Em 1982, mudou-se para a Ordem dos Cistercienses da Estrita Observância (Trapistas) na Abadia de São José, em Spencer, Massachusetts. Atuou como mestre de noviços de 1986 a 1996, quando foi eleito superior do mosteiro de Nossa Senhora de Novo Mundo no Brasil. Ao longo dos últimos anos tem dirigido os retiros anuais da Sociedade dos Amigos Fraternos de Thomas Merton.

ESTATÍSTICA DOS PARTICIPANTES

  • Bahia
  • Distrito Federal
  • Espírito Santo
  • Minas Gerais
  • Paraná
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Norte
  • Santa Catarina
  • São Paulo

INFORMAÇÕES

retiro.saftm@gmail.com

(19) 99162 0649

Fernando Paiser
Coordenador Nacional

EDIÇÕES ANTERIORES