Retiro

Ecos do XVI Retiro da

Sociedade dos Amigos

Fraternos de Thomas Merton

Dom Bernardo desenvolveu o tema em cinco conferências. Na primeira foi destacado as principais distinções entre a contemplação e a religiosidade. A oração contemplativa é uma graça divina provinda do mistério de Deus e não pode ser “autoescolhida” e usada para fugir das questões centrais da vida humana e da vida em sociedade, se assim o fizer nada mais é que uma “pseudo-contemplação” estéril de frutos. Portanto, para Merton, essa seria fruto de uma “piedade” anti-encarnacional que não consegue enraizar-se na vida e, deste modo, permanece distante da pessoa de Jesus.

O Centro de Estudos de Sumaré recebeu, entre os dias 19 a 21 de outubro de 2018, mais uma edição do Retiro anual da Sociedade dos Amigos Fraternos de Thomas Merton, com o tema Thomas Merton e a Oração Contemplativa: Deus no coração e o coração em Deus; pregado pelo Abade Trapista Dom Bernardo Bonowitz, OCSO.

Baseado no último livro escrito por Merton, publicado postumamente em 1969, A Oração Contemplativa ganhou recente edição no Brasil. Este livro destaca o papel indispensável da contemplação na purificação e no movimento em direção à autenticidade da vida cristã, com a linguagem lírica, amorosa e profética peculiar do monge trapista.

A reflexão proposta por Thomas Merton é, em primeiro lugar, para monges cristãos – para ele esta realidade da oração contemplativa precisa ser resgatada nas comunidades monásticas e na Igreja. Por este motivo, algumas vezes as palavras de Merton soam como as de “um profeta irado”, mas logo dão lugar àquelas palavras portadoras da experiência amorosa e do desejo de que todos, inflamados pela graça, possam ter a experiência da oração contemplativa e produzir frutos para o Reino.

A segunda conferência tratou da necessidade de dispor-se para a contemplação. Aquele que já recebeu, em Jesus Cristo, todas as graças necessárias para sua vida espiritual, precisa necessariamente voltar-se para essa realidade e viver uma conversão constante para as coisas do Alto. Deus quer precisar de nós constantemente e chama para colaborar com sua graça. A resposta deve ser a entrega à sua vontade. Foi pontuado, ainda, os ensinamentos dos Padres do Deserto e seu modelo de oração centrado no amor à Palavra de Deus, na meditação do Nome de Jesus e na Oração do Coração.

Na terceira conferência o tema central foi a contemplação e a purificação do conhecimento. Merton se baseia em João da Cruz para desenvolver o “conhecimento unitivo e místico” com Deus, e ao entrar nestas sendas profundas o “mistério inexplicável” não pode ser tratado com a linguagem científica e teológica tradicionais, pois estas são incapazes de fazê-los – somente a linguagem mística com suas alegorias e símbolos pode empreender algum sucesso. Esse processo é permeado pela meditação que purifica o conhecimento de Deus, não obstante a sua incompreensibilidade; desse modo, a meditação possibilita a aproximação com tão grandioso mistério.

A quarta conferência enfocou a contemplação e purificação de relacionamentos. A intuição básica e provocativa para o desenvolvimento do tema girou em torno da noção de dread – temor –, que deve ser aceito, sofrido e transcendido na contemplação; tal noção é utilizada como paradigma do vínculo do ser humano com Deus. Essa relação é de dependência e contingência uma vez que o ser humano é criatura e Deus, criador. Ocorre que esta familiaridade é muitas vezes negligenciada, o que resulta no sofrimento e na dificuldade de aproximar-se do núcleo da vida contemplativa. Por fim, o dread, enquanto insegurança fundamental, permanece um fator misterioso, mas também mola propulsora para o mergulho na oração contemplativa e na “recuperação” do elo perdido na relação com Deus.

Na quinta e última conferência foi apresentada a contemplação como caminho para purificação da comunidade cristã. A vocação e a oração contemplativa saem do âmbito “privado” de um mosteiro e irradia a todos os homens. A negação da eventual “tragicidade” da vida e de acontecimentos históricos dão lugar a uma presença, nascida da intuição da fé rumo à liberdade necessária em relação a sistemas e ideologias. O cristão, mergulhado e purificado na/e pela oração contemplativa, colabora com a missão da Igreja de salvar e transformar a humanidade, chamando todos a sua única e necessária tarefa: instaurar o Reino de Deus pelo amor brotado do coração de Deus.

O fim de tarde do sábado foi destinado para o lançamento do livro Meditando com Thomas Merton e Francisco de Assis, publicação da SAFTM por ocasião dos 50 anos da morte de Thomas Merton. Os autores, Adriano Cézar e Cristóvão Júnior, partilharam com os amigos de Merton todo o processo de pesquisa e preparação dos textos, e a alegria na escrita da obra, e como os colocaram em unidade com todos os membros da Sociedade dos Amigos Fraternos de Thomas Merton.

O 17º Retiro da SAFTM já possui data: dias 25, 26 e 27 de outubro de 2019, no Centro de Estudos do Sumaré (Rio de Janeiro). Dom Bernardo anunciou sua decisão de trabalhar as conferências em torno da obra Revelações do Amor Divino, da mística inglesa do século XV, Juliana de Norwich.

MENSAGEM DO PREGADOR

"Neste quinquagésimo ano da morte de Thomas Merton, refletiremos sobre seu último livro, “A Oração Contemplativa”. Para Merton, a oração se vive em tempo integral. Perseverando nela, o ser humano se abre a Deus, que, por sua luz divina, revela-se a ele como Criador e Redentor, e o faz entrar em sua verdadeira identidade de criatura e de pecador redimido. Pela transparência, humildade, compaixão e amor universal que Deus suscita nele através da oração do coração, o contemplativo contribui ativamente para a salvação do mundo."

RETIRANTES

1. AC Rio de Janeiro RJ Duplo
2. ACO Queluzito MG Individual
3. AHMV Belo Horizonte MG Individual
4. AKM Novo Hamburgo RS Duplo
5. ALLT Rio de Janeiro RJ Individual
6. ALM Rio de Janeiro RJ Duplo
7. ALP Curitiba PR Duplo
8. ALVJ Rio de Janeiro RJ Individual
9. AMFC Rio de Janeiro RJ Individual
10. AMO Rio de Janeiro RJ Duplo
11. ASB Curitiba PR Duplo
12. ASCJ Blumenau SC Duplo
13. BB Campo do Tenente PR Individual
14. BBEM São Paulo SP Individual
15. BMM Curitiba PR Individual
16. CB Rio de Janeiro RJ Duplo
17. CFS Duque de Caxias RJ Duplo
18. CG Itu SP Duplo
19. CL Rio de Janeiro RJ Duplo
20. CM Rio de Janeiro RJ Individual
21. CMM Rio de Janeiro RJ Individual
22. CSMJ Portalegre RN Individual
23. DMGB Rio de Janeiro RJ Duplo
24. EGL Juiz de Fora MG Individual
25. ELA Vitória ES Duplo
26. ELTM Rio de Janeiro RJ Individual
27. EPA Petrópolis RJ Duplo
28. ERC Campo do Tenente PR Duplo
29. FASP Rio das Pedras SP Individual
30. FHS Rio de Janeiro RJ Duplo
31. FMC Rio de Janeiro RJ Individual
32. FRP Belo Horizonte MG Individual
33. IFS Rio de Janeiro RJ Duplo
34. IFS Rio de Janeiro RJ Duplo
35. IGC Niterói RJ Individual
36. JP Rio de Janeiro RJ Individual
37. LB Curitiba PR Duplo
38. LG Itu SP Duplo
39. LMLE Rio de Janeiro RJ Duplo
40. LRY Rio de Janeiro RJ Duplo
41. LXN Rio de Janeiro RJ Duplo
42. MAB Belém PA Duplo
43. MABB Curitiba PR Duplo
44. MAFM Vitória ES Duplo
45. MAJS Rio de Janeiro RJ Individual
46. MBC Rio de Janeiro RJ Individual
47. MCAL Valinhos SP Individual
48. MCRM Almirante Tamandaré PR Duplo
49. MGLL Aracaju SE Individual
50. MGSAA Rio de Janeiro RJ Duplo
51. MGV Rio de Janeiro RJ Individual
52. MHLC Belo Horizonte MG Individual
53. MHMM Rio de Janeiro RJ Duplo
54. MHPCGC Rio de Janeiro RJ Duplo
55. MIA Rio de Janeiro RJ Individual
56. MIR Florianópolis SC Duplo
57. MLA Rio de Janeiro RJ Duplo
58. MLBO Rio de Janeiro RJ Duplo
59. MLSS Salvador BA Duplo
60. MM Almirante Tamandaré PR Duplo
61. MMMD Vitória ES Individual
62. MMO Rio de Janeiro RJ Duplo
63. MP Brasília DF Individual
64. MP Campo do Tenente PR Individual
65. MPG Campinas SP Individual
66. MRSP Campo do Tenente PR Individual
67. MT Cambuci RJ Individual
68. MTOPMM Rio de Janeiro RJ Duplo
69. PC Rio de Janeiro RJ Duplo
70. PC Biguaçu SC Individual
71. PROS Curitiba PR Duplo
72. PRRS São Paulo SP Duplo
73. RAS Belo Horizonte MG Duplo
74. ROA Curitiba PR Individual
75. RRA São Paulo SP Duplo
76. SB Rio de Janeiro RJ Duplo
77. SD Rio de Janeiro RJ Individual
78. SHVR Rio de Janeiro RJ Duplo
79. SMAB Rio de Janeiro RJ Individual
80. SMDV Rio de Janeiro RJ Duplo
81. SMSM Rio de Janeiro RJ Individual
82. ST São Paulo SP Individual
83. SVR Rio de Janeiro RJ Duplo
84. UC Campo do Tenente PR Duplo
85. VCV Rio de Janeiro RJ Duplo
86. VG Divinópolis MG Individual
87. VLBVL Juiz de Fora MG Duplo
88. VLFC Rio de Janeiro RJ Individual
89. VMPC Rio de Janeiro RJ Duplo
90. VNR São Paulo SP Duplo
91. VPG Vitória ES Individual
92. WLFO Niterói RJ Individual
93. ZKN Rio de Janeiro RJ Individual

SOBRE O PREGADOR

Dom Bernardo Bonowitz, OCSO, nasceu em Nova York em 1949, de pais judeus. É Abade do Mosteiro de Nossa Senhora do Novo Mundo em Campo do Tenente, Paraná. Converteu-se ao catolicismo aos 19 anos. Após formar-se em letras clássicas na Universidade de Columbia, ingressou na Companhia de Jesus, onde foi ordenado sacerdote e realizou seus estudos em teologia mística na Alemanha. Em 1982, mudou-se para a Ordem dos Cistercienses da Estrita Observância (Trapistas) na Abadia de São José, em Spencer, Massachusetts. Atuou como mestre de noviços de 1986 a 1996, quando foi eleito superior do mosteiro de Nossa Senhora de Novo Mundo no Brasil. Ao longo dos últimos anos tem dirigido os retiros anuais da Sociedade dos Amigos Fraternos de Thomas Merton.

INFORMAÇÕES

retiro.saftm@gmail.com

(19) 99162 0649

Fernando Paiser
Coordenador Nacional

EDIÇÕES ANTERIORES