Livros › 09/12/2016

Tempo e Liturgia (Vozes, 1968)

tempo-e-liturgiaA figura do monge primitivo – principalmente a do eremita – é uma figura marcada pela penitência e rodeada de solidão, que era isolamento conscientemente buscado. O eremita fugia do bulício do mundo para, no deserto, travar uma luta que, conforme as crônicas dos santos, tantas vezes se transformava em luto corporal com o próprio demônio.

Muito distinto é o monge moderno, homem da oração e do trabalho, sinal luminoso – segundo o Prof. Vergote – “de uma fé vivida na modalidade das bem-aventuranças”. Imagem dele é Thomas Merton, o conhecido trapista e autor de A Montanha dos Sete Patamares, o Signo de Jonas, O Pão do Deserto e tantos outros livros traduzidos em todas as línguas ocidentais. É ele mesmo que, através da Editora VOZES, presenteia os leitores brasileiros com mais um brilhante livro: Tempo e Liturgia, onde apresenta uma série de reflexões sobre celebrações do Cício Litúrgico. Enquanto o eremita do 4º e 5º séculos, um pouco pretensiosamente, se isolava, rompendo com a comunidade e enterrando-se em grutas e regiões inóspitas, Thomas Merton nos apresenta um livro, fruto – conforme ele mesmo confessa – de discussões e meditações com um grupo de pessoas ou uma comunidade.

Todo o ano litúrgico vem marcado pelo mistério da morte e ressurreição de Cristo. Neste mistério encontra sentido a dedicação dos santos, a coragem dos mártires, o esplendor da vida de Maria, o esforço de conversão – metanóia – de todo o povo cristão. Tudo gira em torno do mistério pascal e dele retira sentido e conteúdo.

“A Liturgia é algo para se fazer. Trata-se de conseguir uma qualificação pessoal para a celebração do culto, para introduzir os homens sempre mais em Deus, por Cristo, para incentivar a participação do Povo, para que ela se torne, de verdade, o que é: Ação de Deus e Ação do Povo”. O presente livro contribui para isso, pois ninguém mais capaz para tanto do que seu Autor. E voltando a apresentar Thomas Merton aos leitores brasileiros, a Editora VOZES deseja trazer ao cenário das nossas edições os grandes pensadores que marcam as verdadeiras reformas e orientam os homens nas novas decisões históricas.

Livro raríssimo!

Pode ser encontrado nas bibliotecas dos Mosteiros, Institutos Religiosos e em sebos.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.