Livros › 09/12/2016

Reflexões de um Espectador Culpado (Vozes, 1970)

Este livro notável é um conjunto de notas, opiniões, reflexões, experiências e meditações de um dos mais extraordinários pensadores religiosos. São extraídas dos cadernos de notas de Thomas Merton a partir de 1956 e, por isso mesmo, intensamente contemporâneas, intensamente ricas e contemplativa, fruto tanto da experiência de uma místico solitário como das mais urgentes necessidades morais e ontológicas do homem de nosso tempo.

Reflexões de um espectador culpado discute problemas tão diversos como o pensamento do teórico alemão Karl Barth, as implicações internacionais da corrida nuclear, mas da primeira à última linha é unificado pela preocupação do autor com a importância transcendental da responsabilidade individual.,

“Num tempo como o nosso”, escreve Merton, “é mais necessário do que nunca para o indivíduo treinar-se… no conhecimento da diferença entre ‘os caminhos de Deus e os caminhos de Satã’. E não podemos confiar em nossa sociedade para que ela nos ensine a diferença entre os dois”.

A diferença entre consciência e convencionalismo é, pois, o tema central deste livro. Intimamente relacionado tanto com a tradição cristã quanto com o dilema interior do homem moderno, Reflexões de um espectador culpado é um livro que toca todos os espectadores culpados ainda vivos neste mundo afora. Ainda pode ser encontrado em sebos.

Para comprar pela Estante Virtual, clique aqui!

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.