Livros › 09/12/2016

Diário da Ásia, O

(Vega, 1978)

“Durante vinte e sete anos, do seu Mosteiro de Gethsemani, Kentucky/USA, THOMAS MERTON, o jovem contestador da década 1932-1942, passara a exercer funções de verdadeiro mestre espiritual, que, em posa e verso, exploraria, experimentaria e interpretaria à luz da própria religião as afinidades e diferenças entre as diversas visualizações da VERDADE ÚNICA.”

Este livro que se veio juntar a dezenas de outros, muitos já editados em português, resultou das notas escritas e das palestras feitas durante sua primeira e ultima viagem ao Oriente, de outubro a dezembro de 1968. É basicamente o relato das suas impressões da Ásia: das pessoas com que encontrou (entre as quais o famoso Dalai Lama), das cidades e paisagens que viu, da arte, da música, da filosofia e dos costumes que pode observar de perto.

Sua viagem o levou à Tailândia, através da Índia e ao antigo Ceilão. De volta a Bancoc, entre as atividades diversas, coube-lhe, exatamente a 8 de dezembro de 1968, poucas horas antes da sua trágica e prematura morte – aos 53 anos, causado por eletrocussão – pronunciar a conferência Marxismo e Perspectivas Monásticas que iria inscrever entre as suas mais significativas páginas.

O Diário da Ásia, na tradução de Elza Bebianno , de Murillo Nunes de Azevedo e do Mosteiro da Virgem (Petrópolis) é precedido de excelente e revelador Prefácio de Alceu Amoroso de Lima (Tristão de Athayde) e de breve mas rica Apresentação do Dr. Amiya Chakravarty, amigo íntimo de Merton e especialista em mística oriental, o que lhe dá oportunidade de esclarecer alguns aspectos dos temas de que o monge-escritor há muito já se vinha ocupando. Destaquem-se ainda Notas dos Editores, Introdução e Pós-Escrito do Irmão Patrick Hart, Apêndices, informes oficiais sobre as circunstâncias do desaparecimento do autor e um Glossário que facilita ao extremo a compreensão de muitos tópicos do livro. Ainda pode ser encontrado em sebos.

Para comprar pela Estante Virtual, clique aqui!

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.