Livros › 08/12/2016

Mística e Compaixão – A teologia do seguimento de Jesus em Thomas Merton (Paulinas, 2008)

O objetivo desta obra é mostrar Thomas Merton, um dos maiores místicos do século XX, como um dos precursores da espiritualidade da paz na América do Norte e da teologia da libertação latino-americana. A teologia espiritual de Merton faz a síntese harmônica entre espiritualidade e solidariedade, contemplação e ação, tendo por eixo o encontro existencial com o mistério sublime de Deus, da criação e do ser humano. No encontro com esse tríplice mistério, o ser humano se constitui como tal. Sem ele, a vida perde profundidade e transparência. Pois ainda hoje, em plena era espacial, ecológica e nuclear, o centro do universo continua a ser o coração humano, feito para o Transcendente.

A teologia do seguimento de Jesus em Merton tem profundas bases bíblicas, interpretadas numa dimensão libertadora, ecumênica e interreligiosa. Por isso, ela é capaz de embasar a espiritualidade da libertação latino-americana: uma espiritualidade de resistência profética diante das forças desumanizadoras e opressoras do mundo globalizado excludente; uma espiritualidade da solidariedade, que se coloca ao lado das vítimas em seu sofrimento e se engaja na utopia de minimizar a fome e a miséria no mundo, até tornar-se topia (realidade concreta); e, finalmente, uma espiritualidade da criação, morada de Deus e do humano.

Getúlio Antônio Bertelli é bacharel em filosofia pela Universidade de PAsso FUndo, teólogo da Escola Superior de Teologia, em São Leopoldo/RS, mestre e doutor pela PUC-Rio.

Para comprar este livro pela Editora Paulinas, clique aqui!

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.