Livros › 09/12/2016

Homem Algum é uma Ilha

(Verus, 2003)

O relançamento de “Homem Algum é uma ilha”, de Thomas Merton, um dos mais influentes escritores espirituais do século XX, retoma uma obra clássica e atemporal. O autor, exaltado como profeta e crítico dos conflitos da sociedade contemporânea, escreveu o livro na década de 50, mas o tema não perdeu a atualidade.

Como precursor audacioso da promoção do diálogo ecumênico entre cristãos, Merton traz reflexões modernas e pessoais em busca do sentido da vida interior para que o homem encontre a si mesmo. Esta obra marcou a época de uma geração de intelectuais, leigos e religiosos, em razão das meditações sobre as urgentes questões sociais da nossa era.

Os temas são tratados de maneira simples e analisados por Merton com muita lucidez. Valores como a liberdade, a esperança, a caridade e a sinceridade refletem as verdades básicas que sustentam a vida do espírito. Entre os livros da autoria de Merton, “Homem algum é uma ilha” é um dos mais importantes. O termo “ilha” significa dizer que na vida só existe sentido quando se admite que nenhum homem é sozinho, que ninguém se basta a si mesmo e que todos dependem uns dos outros. O título foi inspirado no texto de John Donne: “Homem algum é uma ilha completa em si mesma; todo homem é um fragmento do continente, uma parte do oceano. A morte de cada homem me enfraquece porque sou parte da humanidade; assim, nunca perguntes por quem o sino dobra; ele dobra por ti” (meditação 17) “…Todo homem é parte de um continente, cada um é membro do Cristo e responsável pela vida de todo o organismo. É, pois, no plano do amor, tal qual ele aparece em Cristo, na Revelação, que se situa a perspectiva deste livro, e esconde-se a fonte de seu encanto.

Ganha ele, assim, as proporções de uma grande intuição cristã da vida, baseada, sem dúvida, na tradição dos Padres e da Igreja, mas expressa na rica experiência interior do próprio Autor, que possui para a sua mensagem um estilo decantado e um poderoso senso poético.”

Facilmente encontrado nas livrarias!

Para comprar um exemplar pelo site da Editora, clique aqui!

4 Comentários para “Homem Algum é uma Ilha”

  1. maria do carmo dias disse:

    Boa tarde.
    Estou em Portugal – Lisboa e aqui qual a editora onde posso comprar livros de thomas Merton?
    Obrigada
    Melhores cumprimentos
    mcarmo

  2. fernando disse:

    Cara Maria do Carmo Dias,

    Não há uma editora específica para Thomas Merton. Procure nas várias editoras e livrarias em Lisboa, Veja os sítios das Livrarias lisboetas. Com certeza você achará. Tente também as editoras e livrarias católicas. Outra opção são as lojas de livros usados. (no Brasil se chama sebos. Não sei como se chamam em Portugal). Aqui no Brasil, atualmente, a maior parte da obra de Thomas Merton só se encontra em sebos. Um de nosso objetivos é mudar essa situação.

    Saudações

  3. Amalia Ruth Borges Schmidt disse:

    Peço licença para complementar a resposta de Fernando à nossa irmã em Cristo, Maria do Carmo.

    Atualmente a única editora em Portugal que traduz e exporta patra o Brasil alguns livros de Thomas Merton é a Editorial Franciscana, O site é: http://www.editorialfranciscana.org
    E-mail: edfranciscana@editorialfranciscana.org

    Entrando em contato com eles, com certeza a nformarão em que livrarias em Lisboa você os encontrará. Se estiver em Braga, poderá ir diretamente. Estão nesta cidade..
    Espero ter ajudado.
    Amalia Ruth

  4. Really enjoyed this post, can you make it so I get an alert email whenever you write a fresh post?

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.